Como apoiar um familiar em reabilitação

Quando temos um familiar em reabilitação, muitos aspectos da vida do paciente e também das pessoas à sua volta precisam mudar, para os resultados poderem ser positivos e duradouros.

Geralmente, é necessário passar por esse tipo de atendimento quando algum tipo de problema de saúde ou acidente muda o dia a dia de um indivíduo.

No entanto, por ser um caminho extenso e trabalhoso, as pessoas que passam pela reabilitação, independente do tipo, necessitam do apoio dos seus familiares para que se recupere e tenha uma qualidade de vida melhor.

Por ser um momento delicado na vida de todos os envolvidos, é necessário sempre considerar algumas dicas que tornem essa fase um pouco mais tranquila para o familiar em reabilitação.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com algumas recomendações para auxiliar as pessoas que estão passando por esse momento, confira!

Qual a importância do apoio familiar durante a reabilitação?

O apoio dos familiares durante o período de reabilitação é essencial para que o processo se torne mais tranquilo para quem precisa fazê-lo.

Isso porque, se o indivíduo está passando por essa situação, é porque ele sofreu algum tipo de acidente, ou então, teve um quadro de problema de saúde que fez com que sua atividade motora fosse afetada.

Tudo isso, não apenas muda o ser humano de maneira física, como também mexe com a sua saúde mental, que, por muitas vezes, é a principal razão para que os resultados positivos não surjam após um longo período de tratamento.

Quando o paciente recebe o devido apoio dos seus familiares, ele passa a ter mais confiança e força de vontade, tendo mais chances de reverter o seu quadro de saúde.

Uma pessoa que está presente em um ambiente familiar encorajador, tem mais contribuições positivas em diversas situações, como:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Aumenta a sua autoestima e a confiança de superar limites;
  • Garante uma maior adesão aos tratamentos da reabilitação;
  • Melhora o seu relacionamento com os profissionais de saúde.

Todos esses pontos são capazes de impactar diretamente nos resultados obtidos, garantindo que o paciente tenha mais qualidade de vida.

Como incentivar um familiar em reabilitação?

É muito comum que existam diversas dúvidas sobre como incentivar um familiar em reabilitação, principalmente pelo fato de que a maioria das pessoas nunca teve contato com alguém que precisasse desse tipo de atendimento.

A seguir, iremos apresentar algumas formas de garantir que você esteja fazendo um papel positivo na vida de um indivíduo que necessita dos cuidados de um fisioterapeuta, confira:

1- Respeite o tempo do paciente

Uma das primeiras atitudes a se tomar no momento de incentivar uma pessoa que precisa da reabilitação é respeitando o seu tempo.

Isso porque, cada paciente possui as suas dificuldades e facilidades, além de que nem todos os corpos possuem o mesmo tempo de recuperação. Com isso, ele terá o seu próprio ritmo para se adaptar aos exercícios e começar a apresentar uma melhora no seu quadro.

Respeitar essas limitações é a melhor maneira de não sobrecarregar uma pessoa que já está passando por uma fase tão difícil.

2- Demonstre apoio durante o processo

O processo de uma reabilitação é longo e bastante trabalhoso para o paciente e, durante todo esse tempo, o apoio dos familiares é essencial para que bons resultados possam ser obtidos.

É muito comum que durante o período de tratamento, o paciente tenha altos e baixos e, nos momentos em que ela apresenta mais desânimo, ela precisará contar com o auxílio das pessoas ao seu redor.

Seja com incentivos, com palavras de afirmação ou apenas para escutar os desabafos, todo o tipo de ajuda oferecido para quem está em reabilitação é muito bem vindo.

3- Participe das consultas

Os familiares podem sempre se envolver no tratamento, fazendo o acompanhamento de todos os passos e melhorias que o paciente poderá apresentar.

Esse tipo de contato é essencial para que as pessoas ao redor do indivíduo que está sendo reabilitado possam entender quais os principais cuidados no momento de auxiliá-lo em casa e a forma como realizar os exercícios de maneira correta.

4- Não seja superprotetor

O ato de proteger quem amamos é natural, porém, quando essa ação não é dosada, o paciente pode acabar se sentindo limitado para conquistar a sua independência.

Portanto, é essencial sempre oferecer um espaço seguro para que ele possa realizar as suas atividades, por mais que ele ainda apresente algumas dificuldades, permitindo que ele tenha mais autonomia no seu dia a dia.

5- Estimule a sua socialização

Quando uma pessoa passa por uma situação que faz com que ele necessite de reabilitação, é comum que o indivíduo se retraia emocionalmente e deixe de conviver nos seus ciclos de amizade, como fazia antes de ter aquele problema de saúde ou sofrer o acidente.

No entanto, essa exclusão, por mais que seja uma escolha da própria pessoa que está em tratamento, pode se tornar um ponto negativo nesse momento.

Isso porque, todos os seres humanos precisam contar com a socialização para que tenham uma qualidade de vida melhor, mesmo que seja apenas entre a sua família.

Portanto, sempre que possível estimule o contato com outras pessoas e mostre que, apesar das diversidades, o paciente ainda pode ter uma vida mais leve, mantendo o contato com as pessoas que ele gosta de estar.

6- Celebre as conquistas

Quando se tem um familiar em reabilitação, todos os esforços necessários para que eles apresentem uma melhora são bem vindos, incluindo, as celebrações pelas conquistas, mesmo que pequenas.

Isso porque, esse tipo de estímulo mostra que ele possui todo o apoio necessário para continuar a sua luta durante o tratamento, além de garantir que ele se sinta bem com todo o seu empenho, entendendo que poderá ter uma melhora no seu quadro futuramente.

Seguindo essas dicas, você poderá oferecer um ótimo apoio para um familiar em reabilitação, auxiliando na sua evolução durante todo o tratamento.