fbpx

Desenvolvimento da linguagem: como a fonoaudiologia infantil pode ajudar

A fonoaudiologia infantil tem um papel muito importante para o desenvolvimento da linguagem de uma criança.

Isso porque ela é responsável por criar diferentes tipos de técnicas e atividades que irão ajudar a reverter alguns vícios que podem ser prejudiciais para os pequenos, seja na infância ou então na sua fase adulta.

Apesar de ser uma especialidade que oferece inúmeros benefícios para as pessoas, é comum que existam dúvidas sobre ela e como ela atua.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo, para que você possa conhecer um pouco mais sobre a fonoaudiologia e as maneiras que ela pode auxiliar no desenvolvimento da linguagem dos pequenos. Confira!

O que é a fonoaudiologia infantil?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é a fonoaudiologia infantil e como ela atua para garantir os resultados esperados para as crianças.

Ela nada mais é do que uma área da saúde que realiza diferentes tipos de atividades e estudos para melhorar o desenvolvimento e a reabilitação das habilidades comunicativas de uma pessoa nas suas primeiras fases.

Esse tipo de atendimento pode ser oferecido para pessoas entre 0 e 15 anos, com o intuito de trazer mais qualidade de vida para o paciente.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada um dos pequenos, garantindo que todas as suas necessidades sejam realmente atendidas durante o tratamento.

Como ela é usada na fala e na linguagem?

A fala e a linguagem são habilidades que desenvolvemos nos primeiros anos de vida e são essenciais para que possamos nos comunicar com mais facilidade e de uma forma que todos possam compreender.

Durante a infância, o nosso cérebro está em formação e é nesse período que as crianças apresentam as suas novas técnicas de fala.

Porém, em alguns casos, essas novas habilidades não são desenvolvidas da maneira adequada.

Com isso, o auxílio de profissionais, como os fonoaudiólogos infantis se fazem necessários, para que esses problemas possam ser revertidos.

Quanto mais cedo essa intervenção for feita, antes as lacunas poderão ser preenchidas, diminuindo as chances delas causarem qualquer tipo de desconforto naquela criança quando ela estiver na sua fase adulta.

Qual a importância do fonoaudiólogo para o desenvolvimento da linguagem de uma criança?

A fonoaudiologia é a área mais importante quando se trata do desenvolvimento da linguagem de uma pessoa nas suas primeiras fases da vida.

Isso porque, esse profissional é quem será necessário para auxiliar pacientes que possuam qualquer tipo de atraso e distúrbios que envolvem a fala, que é essencial para que possamos nos comunicar com mais facilidade.

No entanto, não é apenas os sons e as formas como as palavras são ditas que devem ser trabalhadas, afinal, todas as sentenças faladas, antes são pensadas e organizadas em pensamento e, na maioria dos casos, é necessário que esse desenvolvimento interno também seja desenvolvido.

Com isso, todas as lacunas presentes na fala da criança poderão ser preenchidas, permitindo que elas consigam se comunicar de maneira mais clara e eficiente. 

Como o profissional atua no momento do diagnóstico?

Existem inúmeros sinais que mostram que uma criança precisa de ajuda para o seu desenvolvimento da linguagem.

Para entender se existe a necessidade deste tipo de atendimento, é necessário que os pais observem os primeiros comportamentos do seu filho, para que assim, possa buscar pelos profissionais da fonoaudiologia.

Quando a criança entra em contato com o especialista, ele irá observar os principais pontos de atenção e quais deles são apresentados pelo pequeno, para que assim ele possa iniciar o seu diagnóstico.

Dentre todas as perguntas e observações, ele poderá determinar diferentes sinais, como:

  • Atrasos na fala ou distúrbios de linguagem;
  • Confusão de sons;
  • Respiração bucal;
  • Dificuldade para ouvir;
  • Distúrbios na leitura e na escrita;
  • Problemas de deglutição;
  • Rouquidão constante.

Esses são os pontos mais comuns apresentados pelas crianças que precisam contar com o auxílio de um fonoaudiólogo.

No entanto, quando não existe um desenvolvimento da linguagem, o pequeno acaba tendo que enfrentar inúmeros problemas que podem perdurar para a sua vida adulta.

Quais são as atividades usadas pelos fonoaudiólogos para ajudar no desenvolvimento da linguagem?

Após realizar o diagnóstico, o profissional da fonoaudiologia irá propor algumas atividades para melhorar o desenvolvimento da linguagem do seu paciente.

Hoje em dia, existem diferentes tipos de abordagens para corrigir esses problemas, e, apenas de elas variarem de acordo com a maneira como o especialista trabalha e a necessidade da criança, algumas delas são mais frequentes nos consultórios.

Conheça quais são elas:

Exercícios de respiração

Os exercícios de respiração são responsáveis por melhorar a fala, fazendo com que o pequeno consiga se expressar de maneira clara e precisa e esse é um dos primeiros pontos a serem trabalhados nos atendimentos infantis.

Encher balões e soprar bolinhas são algumas das atividades abordadas neste momento, para trazer mais controle aos músculos respiratórios.

Jogos de articulação

Os jogos de articulação são uma maneira divertida de trabalhar os sons da fala e incentivar a criança a repetir as palavras e frases, trabalhando a sua pronúncia.

As atividades de adivinhações também estão muito presentes neste momento, para estimular o pensamento do paciente.

Leitura em voz alta

Já a leitura em voz alta, além de promover uma melhora na fala e na linguagem da criança, ela também é uma maneira de desenvolver a capacidade social do paciente.

O profissional da fonoaudiologia infantil traz livros e textos que correspondam a idade da pessoa que está sendo atendida, para que ela acompanhe o exercício com facilidade.

Os resultados apresentados pelos pacientes desse segmento levam algum tempo para surgir, e, por conta disso, a persistência é essencial, tanto por parte do profissional, quanto dos pais das crianças, para incentivá-las a continuar o tratamento.