fbpx
fonoaudiologia

O que faz um fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde, com uma formação que permite que ele diagnostique, oriente e trate distúrbios de saúde que podem trazer mais qualidade para a comunicação de uma pessoa.

A atuação desse especialista visa oferecer uma melhora em diversos aspectos da vida, como: fala, audição, escrita, voz, respiração e até mesmo deglutição.

Geralmente, esses responsáveis atendem as crianças, pois é quando a maioria dos problemas de funções motoras surgem, no entanto, alguns adultos e idosos também necessitam deste atendimento com o decorrer da vida.

Quer saber mais sobre os fonoaudiólogos e como a sua profissão funciona? Então continue nos acompanhando neste conteúdo!

Quais as responsabilidades de um fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é responsável por promover a saúde das funções motoras de uma pessoa por meio da prevenção, diagnósticos, orientação e reabilitação.

A especialização consegue auxiliar em problemas como fala, audição, leitura, escrita e respiração.

Quando o profissional recebe um novo caso, ele deve pesquisar e avaliar o quadro clínico do seu paciente, para que assim, possa oferecer o melhor caminho a ser seguido para solucionar aquele incômodo.

É comum que as pessoas realizem tratamento a longo prazo, em vista que a melhora é gradativa e precisa contar com o comprometimento das pessoas e com a paciência para que a situação se resolva da melhor maneira possível.

Qual a formação do fonoaudiologista?

Para se tornar um fonoaudiólogo, é preciso contar com uma formação superior em fonoaudiologia, que pode ser encontrada em diversas universidades do país e em diferentes modalidades, como o presencial, no EaD ou no semipresencial.

Outro requisito para realizar as atividades da área é possuir um registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia, que pode ser obtido quando o profissional se inscreve no órgão para receber a liberação para trabalhar.

Mesmo com o diploma e o registro, o indivíduo ainda precisa contar com autorizações emitidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), responsável por fiscalizar o exercício do profissional e também do Conselho Federal, que é quem define todas as normas que devem ser respeitadas pelo profissional.

Durante a sua formação, o futuro fonoaudiólogo deve participar de programas de estágio e pesquisas, para que possa ter contato com a rotina de um especialista e receber a devida experiência no assunto, para que, após a conclusão da graduação, seja possível atuar neste mercado.

Já as pessoas que desejam trabalhar em áreas específicas da fonoaudiologia, precisam contar com a especialização e ela poderá ser obtida por meio de uma pós-graduação.

Onde o profissional da fonoaudiologia atua?

Um profissional da área da fonoaudiologia pode atuar em diferentes frentes e locais. Dentre elas são:

  • Unidades básicas de saúde;
  • Ambulatórios;
  • Consultórios;
  • Hospitais e maternidades;
  • Clínicas;
  • Home care;
  • Asilos;
  • Creches;
  • Berçários;
  • Casas de saúde;
  • Escolas regulares;
  • Instituições de ensino (fundamental e superior).

O local onde o especialista atende, irá determinar o tipo de público que ele trabalhará, permitindo que o fonoaudiólogo escolha qual será o caminho que ele prefere seguir profissionalmente.

Fonoaudiólogo é médico?

Essa é uma das maiores dúvidas que surgem quando o assunto é a fonoaudiologia. Isso porque, muitas pessoas se perguntam se esse profissional também é um médico.

E a resposta é que não. Apesar deste especialista atuar em uma área que envolva a saúde, ele não faz parte do corpo médico e nem é graduado em medicina para exercer este tipo de profissão.

No entanto, os fonoaudiólogos são altamente capacitados e só podem realizar tratamentos em pacientes encaminhados por um médico para solucionar a sua função motora.

Como um fonoaudiólogo atua?

O dia a dia de um fonoaudiólogo é realizar avaliações e diagnósticos, além de auxiliar no tratamento de diversos tipos de distúrbios que podem acometer os seus pacientes.

Além disso, ele também deve realizar e aplicar diferentes processos terapêuticos, em vista de trazer uma melhora no quadro das pessoas que buscam pelo seu atendimento.

Existem também os acompanhamentos específicos, realizados pelos profissionais que escolheram seguir em um único ramo da fonoaudiologia, como, por exemplo: pediatria, que é o indivíduo que atende apenas crianças e adolescentes.

Quais os problemas são tratados pelo fonoaudiólogo?

Um fonoaudiólogo é um profissional indicado para tratar os mais diversos tipos de problemas, variando entre a maioria das funções motoras do nosso corpo.

Alguns deles são:

Afasia

A afasia é uma doença que afeta o entendimento do ser humano no momento de ouvir ou então para ler.

Pessoas que sofrem com esse distúrbio não conseguem utilizar as palavras da forma adequada para expressar as suas opiniões para outros indivíduos.

Transtorno fonológico

Conhecido também como disartria ou então apraxia, trata-se do problema do qual a pessoa junta uma palavra com outra ou então possui problema nos sons realizados durante a fala.

Auxilia a alfabetização

Um fonoaudiólogo também pode auxiliar crianças e adultos que apresentam dificuldades na associação de palavras, normas ortográficas e fonemas que dizem respeito à fala e à leitura.

É comum que a maioria das pessoas que precisam deste tipo de atendimento já possuam um diagnóstico de dislexia, que afeta essa área de aprendizado.

Voz

A perda de voz, a rouquidão e tons anasalados também requerem o auxílio deste tipo de profissional para poder ter uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Em alguns casos mais graves, existem pessoas que não conseguem emitir sons ao falar e necessitam de acompanhamento fonoaudiológico.

Distúrbios de deglutição

Pessoas que apresentam dificuldade para mastigar, engolir ou então sugar também precisam do auxílio de um profissional.

Geralmente, esses quadros surgem em situações de estresse, ansiedade e traumas e, quando não são tratados, podem se agravar e trazer consequências preocupantes para os pacientes, como a desnutrição.

Por fim, podemos concluir que o fonoaudiólogo é um profissional que precisa estar presente na vida de todas as pessoas que apresentam qualquer um dos quadros apresentados anteriormente, conseguindo trazer mais qualidade para a vida dessas pessoas.