fbpx
O que faz um terapeuta ocupacional?

O que faz um terapeuta ocupacional?

Um terapeuta ocupacional é um especialista que trabalha para auxiliar os seus pacientes com diferentes tipos de dificuldades para realizar as atividades diárias.

A sua função é trazer suporte e oferecer soluções para transformar a vida dessas pessoas, para que elas possam recuperar ou então criar mais autonomia para o dia a dia.

Com os exercícios e os tratamentos apresentados, o profissional é capaz de ajudar no momento de melhorar a coordenação, a força, a cognição e também a destreza de quem está sendo atendido.

Além disso, ele também é responsável por oferecer maneiras que possam adaptar um ambiente doméstico ou então de trabalho daquele paciente, para que ele tenha as melhores experiências na sua rotina.

Mesmo sendo uma profissão importante para quem sofre com diferentes tipos de distúrbios e limitações, ainda existem diversas dúvidas sobre o terapeuta ocupacional.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para mostrar mais sobre essa especialidade e como ela pode ser essencial para a vida dessas pessoas que necessitam deste tipo de atendimento.

Qual a principal função de um terapeuta ocupacional?

A principal função de um terapeuta ocupacional é auxiliar indivíduos que precisam superar alguns desafios físicos, cognitivos e até mesmo emocionais.

O especialista realiza diversas sessões de atendimento, para encontrar as maiores dificuldades daquele paciente e encontrar os caminhos corretos para que elas possam ser contornadas.

O terapeuta também utiliza técnicas específicas, que tem o intuito de melhorar a coordenação motora, a cognição, a força muscular e também a destreza da pessoa.

Para que os melhores resultados sejam adquiridos, é preciso ter uma rotina de exercícios, que serão essenciais para que o corpo e a mente do indivíduo atendam a todos os comandos de maneira que ele passe a ser mais autónomo das suas atividades.

Como é o trabalho de um terapeuta ocupacional?

O terapeuta ocupacional pode realizar diversos tipos de exercícios e procedimentos para auxiliar os seus pacientes.

Um dos primeiros passos que precisam ser tomados para que o profissional realize o seu atendimento, é o primeiro contato com as pessoas, para entender quais são as maiores necessidades.

A partir disso, o terapeuta passa a realizar atividades e técnicas de relaxamento para poder trabalhar os pontos cruciais a serem contornados.

O plano de tratamento desse especialista pode incluir exercícios de reabilitação e ações que são destinadas a melhorar a coordenação motora, a memória e muitas outras habilidades motoras.

O especialista também poderá trabalhar com os indivíduos para desenvolver estratégias para que eles sejam capazes de lidar com as suas emoções e com o estresse.

Um terapeuta ocupacional pode atender pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos, até idosos. Além disso, eles também são capazes de realizar os seus procedimentos em diversos tipos de locais.

O terapeuta ocupacional é um médico?

É preciso ter em mente que o terapeuta ocupacional não é um médico. Apesar de trabalhar com a saúde e o bem estar das pessoas, esses profissionais não se encaixam na área da medicina.

Isso porque, mesmo tendo uma finalidade parecida, essas suas áreas possuem as suas divergências.

Enquanto os doutores fazem diagnósticos e tratamentos, os terapeutas são responsáveis por auxiliar os seus pacientes com os desafios físicos, cognitivos e emocionais que podem acabar afetando as suas habilidades para realizar algumas atividades do dia a dia.

Ambas as profissões necessitam de formação, enquanto o médico precisa ter o diploma de medicina, o terapeuta ocupacional deve contar com a graduação em terapia ocupacional.

Onde esse profissional pode atuar?

Como comentamos anteriormente, um terapeuta ocupacional é capaz de realizar os seus atendimentos em diferentes locais.

Isso permite que ele expanda o seu público e realize diferentes tipos de atendimentos, além de ser uma maneira de trabalhar com a sua especialidade, caso possua uma.

Dentre os lugares que esse profissional pode atuar, estão:

  • Clínicas;
  • Hospitais;
  • Creches;
  • Organizações penais;
  • Centros de reabilitação;
  • Casas de repouso.

Além disso, um terapeuta ocupacional também pode realizar atendimentos particulares, onde ele se desloca até a residência do seu paciente, proporcionando mais conforto para o mesmo.

Quais as áreas que um terapeuta ocupacional pode atender?

Hoje em dia, existem diversos tipos de áreas em que um terapeuta ocupacional pode realizar as suas atividades.

No entanto, para atender alguma dessas opções, o profissional precisará realizar um curso profissionalizante e se tornar especialista no campo que ele deseja atender.

Conheça quais são essas áreas e como o profissional pode auxiliar as pessoas em cada uma delas:

Educação

O atendimento realizado na área da educação tem como principal objetivo ajudar as crianças que possuam algum tipo de dificuldade no seu desenvolvimento ou então no aprendizado.

Nesses casos, são aplicadas diversas atividades, para apresentar que é possível vencer todas as suas limitações e ter um processo parecido com os colegas de turma da mesma idade.

Gerontologia

O terapeuta ocupacional também pode realizar os seus atendimentos com as pessoas idosas.

Conforme avançamos a idade, diversos tipos de dificuldades motoras podem surgir, atrapalhando as atividades do dia a dia.

Nesses casos, o profissional se encarrega de apresentar técnicas e exercícios que sejam voltados para a autonomia, para que assim o paciente possa ter mais independência.

Reabilitação

Existem também as situações em que o terapeuta ocupacional é indicado para atender pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou então, para aquelas que enfrentam doenças que possam ter trago alguma limitação.

O profissional irá auxiliar na reabilitação desses pacientes para trazer algumas maneiras de garantir a sua autonomia novamente.

Reintegração

A reintegração é feita para diversos casos de crianças que foram abandonadas, dependentes químicos ou menores infratores.

Usando diferentes técnicas e atividades, o terapeuta ocupacional também poderá trabalhar em diferentes aspectos que ainda podem estar interferindo no retorno desses indivíduos na sociedade.

Saúde mental

Outra área que também pode ser trabalhada pelo terapeuta ocupacional é com as pessoas que sofrem com algum tipo de problema que possa comprometer a sua saúde mental.

Esse tratamento é uma alternativa para quem possui depressão, quadros de ansiedade ou então para as pessoas portadoras do espectro autista.

Um especialista pode ser indicado para outros tipos de situações mais severas ou que sejam persistentes.

Quando um paciente conta com um terapeuta ocupacional é possível que ele tenha uma vida saudável, sem precisar se preocupar com problemas cognitivos que podem acabar dificultando as suas atividades.