fbpx
terapia domiciliar em psicologia

Terapia domiciliar em Psicologia: benefícios e como funciona

A terapia domiciliar em psicologia é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço atualmente. Isso porque ela oferece as mais diversas vantagens para quem precisa deste tipo de cuidado no seu dia a dia.

Existem muitos casos em que os pacientes não podem ou não conseguem se deslocar até o consultório e, com isso, deixam de receber os devidos tratamentos.

No entanto, com a terapia domiciliar em psicologia, o profissional poderá chegar até o indivíduo, permitindo que ele tenha o atendimento que ele precisa naquele momento.

Por se tratar de um ramo considerado novo no mercado, é comum que existam muitas dúvidas entre as pessoas, pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que todos conheçam mais sobre essa modalidade de assistência.

O que é a terapia domiciliar em psicologia?

A terapia domiciliar em psicologia, também conhecida como Psicologia Home Care é a maneira de realizar um tratamento na casa do paciente, sem que ele precise se deslocar para receber este atendimento.

Geralmente, este tipo de modalidade é utilizada para atender pessoas que possuem algum tipo de limitação para se deslocar para clínicas e consultórios, mas que precisam de um acompanhamento feito por um psicólogo.

É possível oferecer este tipo de tratamento para pessoas de todas as idades, sempre visando os melhores resultados para esses pacientes, evitando que eles abram mão do atendimento, que é tão importante para a vida deles.

Como funciona o atendimento home care de psicologia?

O acompanhamento com psicólogo não é algo que precisa ser feito apenas em momentos extremos, como a maioria das pessoas imaginam. isso porque, é importante contar com este tipo de cuidado em todos os momentos da vida.

Assim como a versão apresentada em consultório, a terapia domiciliar em psicologia realiza o mesmo processo de tratamento, porém, na casa do paciente.

Durante a consulta, o profissional deve conversar e analisar as dificuldades, problemas e falas da pessoa que está sendo atendida, com o intuito de oferecer soluções e auxílio para resolver todas essas questões.

É comum que os pacientes que recebem este tipo de acompanhamento contem com uma equipe e até mesmo familiares envolvidos no processo, o que leva a avaliações feitas para a dinâmica daquele grupo.

A partir da análise, o psicólogo toma a decisão de quais são as medidas que devem ser tomadas naquele momento, para que possa suprir as necessidades apresentadas por aquelas pessoas.

Quais as vantagens de contar com a terapia domiciliar em psicologia?

A terapia domiciliar em psicologia é capaz de oferecer os mais diversos tipos de vantagens para os pacientes que utilizam este tipo de serviço.

Conheça algumas delas a seguir:

Local ideal para o paciente

Como comentamos anteriormente, existem muitos casos em que o paciente não consegue sair da sua residência ou então se recusa a realizar esse deslocamento.

Quando a terapia domiciliar em psicologia é escolhida, ele pode ser atendido na sua casa, facilitando o processo e também o tratamento.

Mais conforto

Além disso, quando o atendimento é feito desta maneira, a pessoa que está sendo consultada se sente mais segura, pois tem mais conforto no seu local.

A locomoção também pode acabar gerando estresse no paciente, o que faz com que muitos deles acabem desistindo de realizar as suas consultas.

Protege a saúde do paciente

É preciso ter em mente que o deslocamento também pode expor o indivíduo a mais diversas condições, como a chuva, o vento e outros tipos de mudanças climáticas.

Muitas pessoas que passam pelo processo de receber o atendimento de terapia domiciliar em psicologia possuem uma saúde frágil e, quando não precisam ter contato com os fatores externos da sua residência, eles têm uma chance menor de contrair outras doenças que podem prejudicá-los.

Mantém o paciente mais próximo do profissional

Quando o profissional entra em um ambiente confortável para o paciente, essa pessoa passa a ter mais proximidade com o indivíduo que foi até a sua casa.

Essa relação permite que ele consiga se abrir com mais facilidade para poder expressar seus pensamentos e sentimentos, facilitando no momento de receber o seu tratamento.

Garantia da segurança do trabalho

Quando o profissional vai até a casa do paciente, os familiares da pessoa que está sendo atendida podem acompanhar o processo e isso traz mais garantia em relação ao trabalho que está sendo prestado.

Além disso, as pessoas que convivem com aquele que precisa desta consulta podem conhecer mais sobre o profissional que está presente naquele momento.

A residência é um cenário real

O atendimento feito pela terapia domiciliar em psicologia permite que o especialista acompanhe o seu paciente dentro de um ambiente real, que, em muitos casos, é uma das razões para algumas questões apresentadas por esta pessoa ou então seus familiares.

Quando o profissional observa esse cenário, ele pode conseguir encontrar diferentes caminhos para seguir com aquele paciente.

Quem pode ser atendido pela terapia domiciliar em psicologia?

O atendimento com a terapia domiciliar em psicologia pode ser oferecido para os mais diferentes tipos de pessoas, sempre visando o melhor tratamento para o paciente.

O que irá ditar o indivíduo que está sendo consultado é a especialidade do profissional, já que cada um deles possui o seu público para realizar as sessões.

Com isso, independente de ser um idoso, um adulto ou até mesmo uma criança, qualquer pessoa que necessite passar pela terapia domiciliar pode adotar esse tipo de atendimento para a sua vida.

Vale a pena investir na terapia domiciliar em psicologia?

Se você necessitar da terapia domiciliar em psicologia, vale a pena investir neste tipo de procedimento, para garantir um bom tratamento.

Independente de qual seja a situação, o importante é sempre contar com o auxílio de um profissional especializado, que está ali para oferecer o melhor ambiente para o indivíduo e, se a sua própria residência for a melhor escolha, então ela deve ser uma opção.