fbpx

Terapia ocupacional para idosos: melhorando a qualidade de vida na terceira idade

A terapia ocupacional para idosos é uma técnica usada para auxiliar pessoas da terceira idade a ter mais qualidade de vida.

Usando diferentes tipos de abordagens, os profissionais encontram as maiores dificuldades dos seus pacientes e criam inúmeros exercícios que trazem mais bem-estar para que as atividades do dia a dia sejam realizadas com mais facilidade.

Essa prática tem se tornado cada vez mais comum entre os idosos, pois buscam estar sempre ativos e serem menos dependentes de outras pessoas.

Se você gostaria de saber mais sobre esses processos e todos os benefícios que eles podem oferecer para o público, continue nos acompanhando neste conteúdo completo sobre o assunto.

O que é a terapia ocupacional para idosos?

A terapia ocupacional para idosos é um tratamento focado em auxiliar pessoas que sofrem com diferentes tipos de dificuldades, que podem acabar comprometendo as suas atividades diárias.

Os procedimentos usados pelos especialistas desta área são focados em permitir que todos os seus pacientes tenham mais independência e garantir que eles recuperem uma parte das suas habilidades perdidas com o passar dos anos ou por conta de alguma doença.

Geralmente, os tratamentos são focados em melhorar a capacidade motora e psicológica dos idosos, trazendo bons resultados para a sua locomoção e fala.

Quais são os benefícios de contar com a terapia ocupacional para idosos?

Com a terapia ocupacional para idosos os seus pacientes podem ter acesso aos mais diversos benefícios, conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Ajuda a enfrentar os desafios do cotidiano

Podemos dizer que essa é uma das melhores vantagens de contar com o tratamento de um terapeuta ocupacional para terceira idade.

Isso porque é muito comum que pessoas idosas tenham mais dificuldades para realizar algumas atividades do dia a dia, principalmente aquelas que demandam uma boa coordenação motora e firmeza dos membros, como levantar da cama ou preparar uma refeição.

Ao melhorar esses aspectos, o paciente passa a ter mais autonomia e isso faz com que ele sinta prazer em enfrentar os seus desafios.

Traz mais mobilidade

Com o passar dos anos, é comum que as pessoas acabem perdendo um pouco da sua mobilidade e isso limita os movimentos do corpo na totalidade, causando mais tensão e desconforto ao realizar uma atividade.

No entanto, esses quadros podem ser contornados a partir de mudanças nos ambientes, como: adaptação de móveis e retirada de obstáculos. Além disso, as barras de apoio localizadas em espaços estratégicos também melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

Quando o idoso necessita do auxílio de cadeiras de rodas e andadores, ele também precisará estar presente em uma residência espaçosa e ampla, para que a passagem desses equipamentos seja facilitada.

Previne acidentes domésticos

A maioria das pessoas de idade possuem problemas de visão, assim como a sua força muscular e equilíbrio também são comprometidos e isso faz com que os acidentes domésticos sejam mais recorrentes.

Porém, como os idosos possuem uma saúde mais frágil, eles acabam sendo mais sensíveis a este tipo de situação, podendo enfrentar problemas sérios ao sofrerem uma queda, como uma fratura ou, em casos mais graves, que seja necessária uma internação hospitalar.

Com a terapia ocupacional para pessoas da terceira idade, os profissionais ficam responsáveis por realizar exercícios que trazem mais estabilidade para o corpo dos seus pacientes, evitando que esses acidentes ocorram.

Traz mais interação

Os mais velhos costumam se manter mais resguardados, principalmente por conta de todas as dificuldades que eles enfrentam, como comentamos anteriormente. E isso faz com que eles tenham poucas interações com outras pessoas.

Quando o paciente conta com o atendimento de um profissional da terapia ocupacional para idosos, ele passa a ter mais contato humano e isso ajuda a trazer ainda mais resultados positivos para o tratamento.

Poucas pessoas sabem, mas as interações, por mais que sejam breves, permitem que todos se mantenham focados nos seus objetivos, além de trazer uma sensação de importância para quem passa tanto tempo sozinho.

Mais valorização em uma clínica de repouso

Existem muitos idosos que necessitam de cuidados especiais diários e muitos deles estão em clínicas de repouso, onde dividem o espaço com diversas pessoas com a mesma demanda.

É essencial que todos eles se sintam importantes neste meio, como uma forma de estímulo, para continuarem tentando melhorar e a terapia ocupacional é uma maneira de trazer essa sensação para as pessoas com idades avançadas.

Além de mostrar que elas são importantes, o terapeuta ainda dá atenção para as necessidades do idoso, garantindo que todas as suas queixas sejam atendidas, trazendo mais qualidade de vida para os pacientes.

Principais atividades da terapia ocupacional para idosos

Para que todos os benefícios apresentados anteriormente sejam alcançados, o profissional irá realizar uma avaliação de quais são os pontos que precisam ser trabalhados nos seus pacientes.

A partir disso, ele irá determinar as atividades que deverão ser feitas, para o objetivo poder ser concluído.

No entanto, existem inúmeras maneiras de fazer este tipo de processo e algumas das atividades abordadas nas sessões de terapia são:

  • Treinamento em Atividades de Vida Diária (AVD);
  • Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD);
  • Jogos de tabuleiro;
  • Artesanato;
  • Atividades recreativas;
  • Dança;
  • Atividades de estimulação cognitiva.

Cada uma dessas tarefas tem a capacidade de auxiliar em um aspecto da vida dos pacientes, garantindo a melhora que está sempre buscada para aquele caso em específico.

Além disso, cada um dos profissionais irá determinar qual o melhor caminho a ser seguido, variando em técnicas, abordagens e até mesmo por conta do quadro de saúde da pessoa que está sendo atendida no momento.

No entanto, é preciso ter em mente que o tratamento com a terapia ocupacional para idosos é um caminho longo a ser seguido e os resultados irão surgir aos poucos, porém, quando o paciente decide se dedicar, ele poderá usufruir de todas as vantagens que essa especialização é capaz de oferecer para ele.